segunda-feira, 1 de julho de 2019

AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - Nova Diretoria



Amigas e amigos,

Em 2019 a AEILIJ – Associação de Autores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – completa 20 anos de sua fundação.
Estive a bordo desta nave desde o início, e recordo que nos perguntávamos: por que motivo criar uma associação de autores de livros infantis e juvenis? Que diferença a AEILIJ poderá fazer?
Em duas décadas, essa indagação foi respondida de várias formas. Não apenas esforçamo-nos para defender os interesses dos autores, lutando juntos pela valorização da Literatura e da Leitura, mas engajamo-nos em causas defendidas por educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, livreiros, editores. Temos acolhido novos profissionais e mantido os colegas informados sobre os trâmites de nosso ofício, em especial no que toca à Lei de Direitos Autorais e à questão dos contratos de edição, que tantas vezes enredam os autores em questões legais. Tem havido um trabalho contínuo para obtermos visibilidade e reconhecimento, com nossos encontros, a publicação do Anuário e mais recentemente a criação do Prêmio AEILIJ de Literatura.
Além disso, nossas diretorias têm repetidamente se pronunciado a respeito das políticas públicas ligadas à Educação e à Cultura e estabelecido parcerias com entidades que, como nós, defendem em todos os âmbitos a importância da Literatura na vida de crianças e jovens.
20 anos após aqueles inícios inseguros, nossa Associação é uma entidade respeitada em todo o Brasil. E as ações de defesa do Livro, assim como as parcerias estabelecidas, não podem cessar. Em tempos de dificuldades financeiras, e enquanto existir na sociedade a mentalidade que reduz toda a cadeia produtiva do Livro a uma atuação efêmera, descartável e inócua, faz-se necessário e urgente que continuemos a buscar a UNIÃO entre os elos dessa cadeia.
Nós, autores de imagem e texto, dedicamos nossas vidas ao fazer literário e aos encontros com nossos jovens leitores. Somos aqueles que introduzem o leitor inciante no universo da curiosidade, da fantasia, do conhecimento de mundo, da empatia. Fazemos Arte; e por esse fazer desejamos ser valorizados, estimulados, bem-remunerados. Como quaisquer profissionais dignos.
Sou grata por estar a bordo desta nave, por estar junto a tanta gente que faz a diferença nessa busca. Que venham mais algumas décadas para a AEILIJ… Que possamos congregar ainda mais gente sob este lema: VIVA a Literatura! Vamos VIVÊ-LA! E que ela VIVA para sempre!

Rosana Rios
Escritora e Arte-educadora
Presidente da AEILIJ para o biênio 2019-2020
* VIVA Literatura *


Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Rosana,você é merecedora deste cargo,pela sua dedicação em tudo que faz.