Foto: Bruno Alencastro |
Os mitos continuam vivos. Tanto é que o público lotou a Sala Oeste, do Santader Cultural, neste sábado, 13 de novembro, para participar do debate com o tema “Volta ao Mundo em 80 Livros”. O título é o mesmo do livro que a escritora e arte-educadora Rosana Rios lançou na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. O bate-papo com o público foi mediado pelo psiquiatra Mário Corso.
A escritora paulista iniciou sua fala com uma declaração de amor ao evento de Porto Alegre. “Adoro a Feira do Livro. Queria que tivesse isso lá em São Paulo e não aquela porcaria da Bienal, e sim um evento aberto, em praça pública, como é a feira”, comparou. Rosana, que publicou mais de 100 livros por 16 editoras, contou que a paixão pelos mitos, começou quando tinha oito anos e ganhou a coleção do Sitio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato: “Eu lia um livro por semana e quando descobri ‘Os doze trabalhos de Hércules’ comecei a pesquisar , guardar e colecionar tudo que encontrava sobre mitos”, contou.
De histórias da Bíblia à mitologia egípcia e mesopotâmica, Rosana descreveu várias delas em seu livro e contou algumas ao público hipnotizado da Feira. “São histórias que servem para ser contadas e para encantar”, sintetizou. “Os mitos servem para religar a gente com o que temos de humanidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário