terça-feira, 26 de julho de 2022

NA MINHA CASA TEM UM LESTRONFO - Resenha de Marisa Lajolo

Publicado em 26/07/2022 no Facebook da grande estudiosa da Literatura Brasileira, Marisa Lajolo... 

COMO É MESMO ?

Você com certeza não tem um lestronfo. Tudo bem, também não tenho ! Sabe quem tem ? O Mateus, personagem central de “Na minha casa tem um lestronfo”, história que Rosana Rios escreveu e publicou no ano passado (Elo editora). Na verdade, Mateus “teve” um lestronfo No livro, uma narrativa fluida, direta, que parece que a gente está ouvindo alguém contar.
História deliciosa. Crianças e bichos, um professor genial, uma tia muito esperta e um pai que faz pizzas deliciosas.
Precisa mais ? Pois é: precisa, sim, e tem.
Como ? Ora, o “lestronfo” do título...
Justo no dia em que se passa a história, tinha ventado e chovido muito e na classe de Mateus tinha rolado conversa sobre bichos de estimação. Os bichos de estimação dos colegas eram os mais comuns de se ter em casa: cachorro, porquinho da Índia, peixes. Mas alguns tinham nomes incríveis: um cavalo, no sítio do avô da Mari e da Clau, se chamava Falkor e o gato de um colega se chamava, como um dos Beatles, McCartney.
Na volta da escola, Mateus ouve um barulhinho. Nunca tinha ouvido som nenhum como aquele. Vai atrás e encontra um bicho. Na verdade, um bichinho. Diferente de tudo que ele já tinha visto.
O tal barulhinho era a voz do bicho ...
E é o que aconteceu com o bicho e com Mateus que a gente fica sabendo quando lê a história. História que faz a gente dar risada, e ensina a olhar com mais cuidado para galhos e folhas de árvore derrubadas pelo vento. Vai saber o que se encontra...

2 comentários

Nenhum comentário: