sábado, 30 de outubro de 2010

Dois livros novos!


*******

2010 está chegando ao fim, mas ainda tem livro novinho em folha, saindo do prelo!
Acabo de ver meus dois filhotes novos: um infantil e um juvenil.


Para os pequenininhos, escrevi Um tronco no meio do caminho, história acumulativa bem divertida, tendo como personagens alguns animais da fauna brasileira; dedicada a leitores de 6, 7 anos.
Sai pela editora Positivo, de Curitiba, no projeto Zepelim, com ilustrações a 4 cores de Mateus Rios. E não, o Mateus não é meu parente, apesar de termos sobrenomes iguais!


Para os adolescentes, escrevi Uma canção em Nova York, sobre jovens que vão para os Estados Unidos - Alex para estudar inglês, Ana para morar com o pai após a morte de sua mãe. Lá eles se deparam com um mistério: quem é o sujeito que toca canções de John Lennon no metrô? Será um stalker? Ou só um dos inúmeros sem-teto que vivem na Big Apple? Lançamento da FTD.

Já estão nas livrarias, gente! E chegando às mãos dos professores ainda este ano.

*******

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lançamento da Coleção Intercâmbio!



Quinta-feira, dia 28 de outubro, será lançada a Coleção Intercâmbio da Ed. FTD.
Os primeiros livros da coleção, das autoras Rosana Rios e Regina Drummond, são:

Uma Canção em Nova York (Rosana Rios)
e
Marcelo Descobre a Alemanha (Regina Drummond)

Os livros são juvenis e falam de experiências, ficionais, porém baseadas na realidade, de jovens que fazem intercâmbio fora do Brasil. Com muitas dicas de viagem e fotos dos locais!

O lançamento será na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista.
Horário: a partir das 18h30h.
Local: Av. Paulista, 509, próximo à estação Brigadeiro do Metrô (esquina com a Brig. Luiz Antônio/Manuel da Nóbrega).

*********************************************

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Está de volta a Ópera Fantástica!

**************************************************************
Dia 24 de outubro haverá mais uma apresentação de "A Flauta Mágica", nossa Contação de história da ópera da Mozart com piano e canto!

No palco, vocês podem ver, ao piano, César Patoulos; no centro, o barítono Michel Souza, a soprano Regina Rios e o tenor Gustavo Tassi; contando a história, eu mesma, Rosana Rios.

O projeto se iniciou em setembro. É realização da Prefeitura de São Paulo, do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica) e da Produtora Reflex Music, e tem o objetivo de familiarizar o público das bibliotecas com algumas histórias de óperas clássicas, com uma amostra da riqueza da música lírica.

Teremos ainda mais três eventos com "A Flauta Mágica", sempre aos domingos, às 16h:

* 24 de outubro
* 7 de novembro
* 21 de novembro

Todas as apresentações serão na Biblioteca Viriato Correa, na Vila Mariana (São Paulo):
Rua Sena Madureira, 298.

A estreia, em setembro, encheu o teatro da Biblioteca, e desta vez o público deve ser maior: portanto, chegue cedo e garanta seu convite! Como é gratuito e o teatro tem apenas 101 lugares, é melhor prevenir...

Veja link sobre a apresentação no Portal da Prefeitura de São Paulo:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/viriatocorrea/index.php?p=8145

**************************************************************

sábado, 9 de outubro de 2010

Paris in the Fall


Tecnicamente, era verão. Mas o outono já mostrava sua cara... Havia chuvas eventuais e em vários locais as folhas começavam a amarelar.
Aí ao lado, estava amanhecendo no Jardin des Tuilleries. Olha lá o obelisco da Place de la Concorde no fundo.
Sim, era exatamente naquele lugar que ficava a guilhotina, aquela que cortou a cabeça da Marie Antoinette e de tantos outros.

Tem uma canção do Cole Porter que eu adoro. Ela diz que "I love Paris in the Springtime / I love Paris in the Fall / I love Paris in the Winter, when ir drizzles / I love Paris in the Summer, when it sizzles"...
Acho que essa canção resume bem meus sentimentos. Paris é TUDO DE BOM! E não só porque eu a vi de cima, como nessa foto em que fui flagrada no segundo estágio da Torre Eiffel.

Minha primeira viagem a Paris foi tudo que eu esperava, e mais. Teve passeio de barco no Sena. Teve deslumbramento diante de quadros de Delacroix, Géricault, Renoir, Manet, Matisse, Fernand Léger e especialmente diante das esculturas dadaístas de Marcel Duchamp. Teve andanças pelo Boulevard Saint Germain. Teve chocolate quente no alto da Torre Eiffel. Teve igrejas com vitrais que doíam nos olhos de tanta cor, passeios que não acabavam mais e tempo pra parar e desenhar monumentos... Teve croissants leves, chocolates recheados de mousse e mais de 1200 fotos.
Como essa, no castelo de Vincennes, em que eu fiquei imaginando os personagens de Alexandre Dumas (Pai) estacionando seus cavalos...

Foram poucos dias, mas deu para me deslumbrar, ter muitas ideias e matar uma vontade de décadas.
Paris! Já ouvi dizer que não tem nada demais por lá, que é uma cidade grande como outra qualquer. Pode até ser... Mas, para mim, é uma cidade encantada, e se eu conseguir juntar Euros, volto pra lá todo ano!


***

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

No Rio Grande do Sul...

Mais uma viagem para o Sul!
Desta vez estarei em várias cidades: Caxias do Sul, Nova Prata, Palmeira das Missões, Carazinho e Porto Alegre.
Nesta última, capital do Rio Grande do Sul, terei um evento sobre Mitologia no sábado, dia 16 de outubro.
Quem gosta do assunto e mora em Porto Alegre, apareça! Vai ser ótimo conversar sobre Mitos e a paixão que essas histórias antiquíssimas despertam na gente...


**** Data: 16 de outubro, sábado

**** Horário: a partir das 17h

**** Local: Livraria Sapere Aude! Livros – Rua Lopo Gonçalves, 33, Cidade Baixa - Porto Alegre, RS.

domingo, 3 de outubro de 2010

Eu... na Caras???

Essa me pegou de surpresa;
Uma amiga viu minha foto na revista Caras...
Mas só acreditei quando recebi o link!
Era uma série de fotos da Bienal do Livro 2010.
Vejam só:
A escritora Rosana Rios autografa Palavras Mágicas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Evento Ática e Scipione em 25/09/10

Recebi uma homenagem junto com algumas "feras" da Literatura brasileira!
Foi uma honra participar... Vejam a matéria que saiu na Abrilnet...


Ática e Scipione promovem encontro para estreitar relacionamento com educadores e escritores


Flávio Santana


O primeiro Encontro Abril de Educação na Sala São Paulo reuniu Secretários da Educação e diretores e professores da rede particular na Sala São Paulo

Para estimular o relacionamento entre editores, educadores e escritores do país e oferecer aos profissionais desse segmento novas possibilidades de ensino em sala de aula, as editoras Ática e Scipione promoveram neste sábado, 25/9, o primeiro Encontro Abril de Educação. Com o tema O valor de Educar, o evento reuniu, na Sala São Paulo, mais de 400 pessoas entre secretários de educação e diretores e professores da rede particular.

O evento teve início com uma aula-show do professor da Universidade de São Paulo, José Miguel Wisnik, sobre as relações entre música e literatura no Brasil. Para ele, apesar de o Brasil ser um país pouco letrado, temos uma literatura rica que deve ser melhor aproveitada. "E é por meio da escola que o livro tem que ganhar vitalidade", defendeu.

Segundo a diretora editorial da Ática e Scipione, Angela Marsiaj, a intenção do Encontro é aliar o popular ao erudito e oferecer exemplos de que existem diversas maneiras de educar. "Proporcionar este tipo de experiência cultural é um incentivo aos professores e uma contribuição para que ampliem seu repertório na sala de aula", diz. Para a professora Telma Rosana, uma das participantes do evento, o encontro serviu como revigorante para enfrentar os desafios da sala de aula. "Estar em contato com pessoas que enxergam a educação de uma forma superior dá um novo ânimo e faz com que a gente acredite que é possível fazer educação com amor, mesmo diante dos obstáculos do dia a dia", disse.

Homenagem a escritores

O evento também homenageou os autores de literatura das editoras Ática e Scipione Rosana Rios, Marina Colasanti, Tatiana Belinky Ricardo Azevedo e Moacyr Scliar. Um dos momentos mais emocionantes foi o reconhecimento à escritora Tatiana Belinky, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas, que foi aplaudida de pé. "A Editora Ática foi a primeira a publicar um livro meu. Estou muito feliz de estar aqui junto a um público que gosta de livros e sabe dar valor a eles", disse a escritora de 91 anos.

Os convidados apreciaram ainda a apresentação da Academia de Músicos e do Coro Infantil da Osesp.

http://www.abrilnet.com.br/npsc/imagem/270910-encontroabriledu_geral-480.jpg=====================================================