sábado, 9 de outubro de 2010

Paris in the Fall


Tecnicamente, era verão. Mas o outono já mostrava sua cara... Havia chuvas eventuais e em vários locais as folhas começavam a amarelar.
Aí ao lado, estava amanhecendo no Jardin des Tuilleries. Olha lá o obelisco da Place de la Concorde no fundo.
Sim, era exatamente naquele lugar que ficava a guilhotina, aquela que cortou a cabeça da Marie Antoinette e de tantos outros.

Tem uma canção do Cole Porter que eu adoro. Ela diz que "I love Paris in the Springtime / I love Paris in the Fall / I love Paris in the Winter, when ir drizzles / I love Paris in the Summer, when it sizzles"...
Acho que essa canção resume bem meus sentimentos. Paris é TUDO DE BOM! E não só porque eu a vi de cima, como nessa foto em que fui flagrada no segundo estágio da Torre Eiffel.

Minha primeira viagem a Paris foi tudo que eu esperava, e mais. Teve passeio de barco no Sena. Teve deslumbramento diante de quadros de Delacroix, Géricault, Renoir, Manet, Matisse, Fernand Léger e especialmente diante das esculturas dadaístas de Marcel Duchamp. Teve andanças pelo Boulevard Saint Germain. Teve chocolate quente no alto da Torre Eiffel. Teve igrejas com vitrais que doíam nos olhos de tanta cor, passeios que não acabavam mais e tempo pra parar e desenhar monumentos... Teve croissants leves, chocolates recheados de mousse e mais de 1200 fotos.
Como essa, no castelo de Vincennes, em que eu fiquei imaginando os personagens de Alexandre Dumas (Pai) estacionando seus cavalos...

Foram poucos dias, mas deu para me deslumbrar, ter muitas ideias e matar uma vontade de décadas.
Paris! Já ouvi dizer que não tem nada demais por lá, que é uma cidade grande como outra qualquer. Pode até ser... Mas, para mim, é uma cidade encantada, e se eu conseguir juntar Euros, volto pra lá todo ano!


***

Nenhum comentário: