quarta-feira, 30 de junho de 2010

Entrevista: DRAGÕES


Nesta semana, irei participar de uma entrevista na allTV para o programa Fanáticos por Coleções. Com oito anos de história, allTV é a Primeira TV da Internet com a programação exclusivamente ao vivo, e vai ao ar todos os dias da semana através do site www.alltv.com.br.


Irei falar sobre minha Coleção de Dragões, que inclui não apenas estatuetas de dragões, mas uma bela biblioteca sobre esses simpáticos - e assustadores - seres míticos.


O Fanáticos por Coleções é um programa que apresenta uma coleção diferente a cada semana, e entrevista seu colecionador, e vai ao ar todas às sextas-feiras, das 20h00 às 21h00.

Participe, pergunte, questione e opine através do chat ao vivo comigo e com os apresentadores, envie sugestões e ajude a fazer da allTV uma TV com a sua cara.


Quer conhecer um pouco mais sobre a programação?

Acesse www.alltv.com.br e divirta-se


Rosana Rios

Entrevista na Alltv

Sexta-feira, 02 de julho de 2010, às 20h


domingo, 20 de junho de 2010

Tambores da África

***
O fato de eu não entender nada daquele esporte em que onze caras correm atrás de uma bola me afasta dessa onda verdeamarela que assola o país. Enquanto todo mundo está grudado na telinha, eu estou lendo ou escrevendo...
Mas uma coisa boa tem acontecido com o foco do mundo na África do Sul, e é o despertar da curiosidade das pessoas para com a cultura africana.
Múltipla, rica, diversa e fascinante, a arte africana - aí incluindo-se música, literatura e mitologia, indumentária etc. etc. etc. - tem sido alvo da mídia estes dias.
Ontem, no SESC Pompéia, houve uma série de apresentações e exposições sobre o assunto, em especial a música africana. O nome genérico do evento é "Viva South Africa"...

O grupo África Viva, do Senegal, deu um show no deck do SESC. Instrumentos artesanais como tambores inacreditavelmente lindos e um koni (instrumento originário da Gambia, parecido com o kora, mas com menor número de cordas) eram uma atração à parte.

Bonecos imensos como os do Recife desfilavam - um deles retratando Nelson Mandela.

Modelos exibiam a indumentária de alguns povos, especialmente o Zulu. Havia até um espaço em que você podia ser vestido com as coloridas roupas africanas para tirar fotos. Tinha uma fila enorme de gente querendo se sentir legitimamente afro!

Regina, minha filha, participou de um coral que apresentou uma seleção de canções africanas. A maioria era da África do Sul, com explicações maravilhosas dadas por uma artista nativa. Mas houve também a apresentação de alguns clássicos, como "The lion sleeps tonight" e "Pata Pata".

Impossível segurar o corpo quando os tambores da África começam e as palavras - cantadas nas diversas línguas do continente - se repetem, sonoras e incisivas. A gente não entende os significados, mas sente a alegria e a dor em cada palavra. Elas são quentes, cortantes.

E o corpo responde à percussão. As batidas do coração entram no ritmo, os quadris balançam, os pés batem no chão. Quando a gente percebe, está cantando e dançando junto com os cantores e músicos, como se um orixá brincalhão se imiscuísse entre uma batida cardíaca e outra, misturando-se ao fluxo do sangue e nos fazendo abandonar toda fleuma para embarcar no ritmo, na celebração.

Auimaue
Auimaue
auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue,
Auimaue
auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue, auimaue,
Auimaue

Não é à toa que a batida da África está na raiz do samba, do jazz, do blues e, portanto, do rock. Os tambores africanos são mágicos, mexem com o mais profundo da gente e, como os sinos mágicos da ópera de Mozart , nos obrigam a dançar...

Salve, mãe África.
Seus tambores ressoam e meu corpo obedece.
Salve.
*

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sai o livro final da Trilogia "O Segredo das Pedras"!

***
Por enquanto, recebi apenas um exemplar...
A Roda de Fogo é o volume final da Trilogia O Segredo das Pedras,
que começou com O Último Portal e prosseguiu com Tempo de Travessia.

Eis a capa do livro:


O lançamento será dia 18 de julho, domingo, aguardem mais notícias!!!

***

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Coletânea de contos Aterrorizantes + Apaixonantes...

No próximo sábado haverá o lançamento de uma coletânea de contos da qual eu participei.
Todos os contos são sobre Vampiros, e embora eu quase nunca trabalhe com esse tema, escrevi uma sátira que ficou bem divertida... chama-se "O Vampiro Genérico".

O lançamento do livro "Meu Amor é um Vampiro", da Editora Draco, será sábado, 12 de junho (sim, dia dos namorados!) na Livraria Saraiva Megastore do Shopping Paulista (aka Pátio Paulista) - às 16h.

O livro foi escrito apenas por mulheres! E inclui as amigas Helena Gomes, Giulia Moon, Regina Drummond e várias outras autoras.
O evento promete ser divertido!



***