sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Há 20 anos...


Era 1988.
A décima edição da Bienal do Livro de São Paulo aconteceu no mês de agosto, no pavilhão da Bienal no Ibirapuera.
Foi lá, nesse mês e ano, que eu lancei meus primeiros livros... dia 28 de agosto, às 14h30, no estande da Editora Scipione.
Ainda tenho o logo do evento, em meu álbum de lembranças literárias, assim como artigos de jornais e o folheto da editora anunciando o lançamento.

É inevitável relembrar, agora que chega o mês de agosto de 2008, e a vigésima Bienal do Livro se aproxima. Vinte anos se passaram e, dos livros que lancei naquela época, só O Dragão Comilão continua em catálogo. É como se fosse um sinal, uma mensagem de que meus livros seriam recebidos sob o signo do dragão...

Eu não sabia, em agosto de 1988, que iria receber alguns prêmios literários importantes. Que poderia, depois de algum tempo, viver da Literatura. Que em duas décadas iria publicar por volta de 100 livros. Que começaria uma coleção de dragões que está longe de acabar...
Nem que ao entrar no mundo da Literatura iria conhecer tanta gente querida, fazer tantos amigos, visitar bibliotecas fantásticas pelo mundo, aumentar muito a minha própria biblioteca.

Foram vinte anos de leituras, de escritas, de luta com as palavras, de dificuldades e de surpresas.
E passaram depressa demais para o meu gosto!
Que venham mais vinte.

Rios, Rosana. O Dragão Comilão. São Paulo: Ed. Scipione, 1988.

8 comentários:

Sandra Ronca disse...

Que delícia! Parabéns!

Sâmia Rios disse...

Querida Rosana,

Nós, da Scipione, temos muito prazer em ser sua primeira casa publicadora. E após vinte anos continuamos parceiros, publicando novas e deliciosas histórias suas.
Parabéns, e que venham mais vinte anos de muitas boas histórias para contar!

Anielizabeth disse...

Olá Regina!
Em 1988 eu tinha apenas 8 anos de idade e foi nesta época que li O Dragão Comilão. Não poderia jamais imaginar que, 20 anos depois, estaria escrevendo no blog da autora deste livro. Sou ilustradora e este ano, após muita batalha, lancei meus dois primeiros livros no Salão do Livro. Um com a Anna Claudia Ramos e outro com a Sandra Pina. Guardei o crachá do evento e todos os papeizinhos referentes a esta data de sonho para mim. E torço para que daqui a vinte anos eu possa estar comemorando uma carreira vitoriosa como a sua. Lendo sua crônica percebi a sua emoção e a importância que vc dá a literatura. Comemore muito! Comemore sempre estas conquistas todas!!!Parabéns, você merece mesmo!
Ah! Eu adoro o seu livro O monstro monstruoso da caverna cavernosa!
Beijos
Anielizabeth

Flávia Côrtes disse...

Parabéns, querida! Um dia também chego lá. Por enquanto vou compartilhando da sua felicidade. Muito sucesso nos próximos 20 anos.
Beijos mil,
Flávia

Unknown disse...

Rosana querida,

Você merece mesmo muitos parabéns! Um para cada livro, mais um tanto para cada leitor que conquistou, outros tantos pelos prêmios. Que venham os próximos 20 anos! Te esperamos no coquetel da Abril Educação na Bienal para dar um beijo pessoalmente.

Fernanda Fiamoncini disse...

AHHHH...
Rosana... Parabéns!

Sabe o que, tenho quase certeza que li esse livro quando pequena, essa capa é muito familiar pra mim!

Muito legal =)
Parabéns novamente, abraços!

Liebchen disse...

SIM!!!
que venham mais vinte!!!!

Lórien disse...

*clapping hands*
Parabéns!

Sabe que aquela foi a primeira bienal que eu fui quando eu tinha quatro anos? E que minha mãe comprou lá para mim os primeiros livros que eu li quando aprendi a ler um ano depois? Por mais incrível que possa parecer, pois eu era bem pequena, eu tenho algumas memórias daquele dia. Infelizmente os seus livros eu só fui ler um pouco maior, hehehe!

Parabéns Shellob, seu post está maravilhoso!