quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Lançamento do livro "Tempo de Travessia"




O SEGREDO DAS PEDRAS:

Uma Trilogia Fantástica
genuinamente brasileira


Lançamento:
29 de novembro de 2008, sábado

Das 15 às 17h30

Livraria Cultura do Conjunto Nacional -
Av. Paulista, 2073

ATENÇÃO: às 16 horas haverá no local a apresentação musical "Caminho das Pedras", com Regina Rios (voz) e Caue Prado (violão)!

As autoras Rosana Rios e Eliana Martins dão prosseguimento à saga que começou no livro O Último Portal, com o lançamento de Tempo de Travessia, o segundo volume da trilogia O Segredo das Pedras, da editora Companhia das Letras. O próximo volume a sair, que fecha a trilogia, é A Roda de Fogo, todos com ilustrações de Negreiros.

Nessa série de literatura fantástica não há elfos, anões ou aprendizes de magia: passa-se no Brasil e carrega o leitor em uma viagem pelo universo da mitologia, para conhecer os Sete Portais que levam ao mundo subterrâneo – parecido com aquele de que Júlio Verne falou, e onde vão parar muitas pessoas que somem neste mundo...

Os jovens Caio e Dara, junto com a veterinária aposentada Safira e o cachorro Basalto, tentam encontrar o professor Feldspato, o geólogo que descobriu o Mundo das Pedras e desapareceu misteriosamente... E enfrentarão abismos tremendos, monstros míticos, criaturas inescrupulosas e inimigos patéticos como Valdionor Porfírio e Ladislau Granito.


Sobre as Autoras:

Eliana Martins - escritora paulistana com cerca de 40 obras publicadas para o público infantil e juvenil. Vários prêmios e trabalhos realizados em teatro e TV.

Rosana Rios - Autora premiada de literatura infantil e juvenil, com quase 100 obras publicadas. Arte-educadora e roteirista, suas obras podem ser conferidas no blog
rosana-rios.blogspot.com

Confira mais detalhes sobre os livros da série Segredo das Pedras no site www.segredodaspedras.com

***

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Homenagem mais do que merecida à Professora Doutora Nelly Novaes Coelho

Confiram o convite para o Ato Solene que acontece nesta quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 19h no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera.


Nelly dispensa apresentações ou comentários. Ela é "apenas" a responsável por existir um Departamento de LIJ na USP, é autora do único Dicionário Crítico da LIJ Brasileira, autora de inúmeros livros sobre Literatura e Linguagem, especialista em Contos de Fadas, Literatura Portuguesa, Literatura Feminina, formou milhares de alunos e milhares de leitores. Uma grande mulher, apaixonada pelos livros, uma enciclopédia ambulante, uma das mais importantes promotoras de Cultura deste país, e além disso é a simpatia em pessoa.

A homenagem singela que a AEILIJ - Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Regional de São Paulo, presta este ano a Nelly Novaes Coelho, é pequena diante do trabalho e do legado dessa professora, pesquisadora, escritora e amiga da Literatura.


***

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Feira do Livro em Porto Alegre: livros, quadrinhos, bate-papos...



Estou de partida para Porto Alegre. A Feira do Livro, que se iniciou há alguns dias, agita o mundo cultural daquela cidade. A Feira acontece a céu aberto, na praça, com os estandes dedicados à Literatura Infantil e Juvenil abertos no cais do porto, às margens do Guaíba.

Sábado, dia 8 de novembro, às 19h, vou participar do evento Mutação na Feira, com a palestra sobre Histórias em Quadrinhos "Quando a ficção invade a realidade". Será na Casa do Pensamento, no Armazém A do Cais do Porto.


Domingo, dia 09 de novembro, participo do bate-papo Histórias no céu da boca, com os autores Hermes Bernardi Jr, Celso Sisto e Anna Claudia Ramos. Vamos falar sobre o processo de criação de nossas histórias e ler trechos de nossos livros... tudo isso na Arena das Histórias, no Armazém A1 do Cais do Porto.

Alé disso, irei a Morro Reuter e visitarei colégios na capital. Sem esquecer dos inevitáveis passeios na Feira e no centro da capital gaúcha, uma das cidades que mais festejam os livros, cidade de leitores e de artistas.
Quem estiver em Porto Alegre, apareça... vamos celebrar juntos uma das mais gostosas festas da Leitura neste país!